Regulamento

Regulamento do Prêmio Universitário Internacional de Gramado do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017

O Concurso “ Prêmio Universitário Internacional de Gramado”
instituído pela ALAP - Associação Latino-Americana de Publicidade, entidade sem fins lucrativos com sede à Avenida Pernambuco, 1213/601 – São Geraldo – Porto Alegre/RS - CEP 90240-005, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 91-344.986/0001-72, destina-se a selecionar e premiar criação publicitária experimental de alunos dos cursos de comunicação, marketing e design. Possui caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de pagamento de inscrição por parte dos participantes. É aberto para alunos que comprovem a matrícula em curso de comunicação, marketing e design de Universidades/Faculdades localizadas em qualquer ponto do território nacional e mundial;

01. O Tema

O tema a ser trabalhado pelos inscritos é “PLANETA SUSTENTÁVEL”.

Segue o briefing:

PÚBLICO ALVO: TODAS AS GERAÇÕES ATUAIS

A - Qual é o conceito de sustentabilidade?

Segundo o “Wikipedia”, a enciclopédia livre da Internet, a sustentabilidade pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.

B Qual o princípio social na sustentabilidade?

É preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

C – Qual o princípio energético na sustentabilidade?

Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

D – Qual o princípio ambiental na sustentabilidade?

Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

E – Onde se aplica o princípio da sustentabilidade?

O princípio da sustentabilidade aplica-se desde a um único empreendimento, passando por uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro.

Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:

  • Ecologicamente correto
  • Economicamente viável

O uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limitam às fronteiras políticas, mas que afetam países, regiões e povos muito além do seu ponto de origem.

O desenvolvimento sustentável tem a necessidade imperiosa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações". Um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social.

F – O que significa desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Concilia as reivindicações dos defensores do desenvolvimento econômico com as preocupações de setores interessados na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

G – Qual a grande preocupação mundial para termos um “Planeta Sustentável”?

Uma maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) através de programas e políticas centrados nas questões sociais e, particularmente, nos sistemas de proteção social.

H – Sugestão de temas para a criação de campanhas:

  • Agricultura sutentável
  • Arquitetura sustentável
  • Autossustentabilidade
  • Proteção da biodiversidade
  • Consumo responsável
  • Diversidade biológica
  • Mudança do clima

· Compensação de CO² com o plantio de árvores

  • Decrescimento sustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Ecologia urbana
  • Economia ecológica

· Educação para a sustentabilidade

  • Educação ambiental
  • Conservação da Amazonia
  • Lixo reciclável
  • Solo degradado

I – Conceitos para a idéia criativa:

“Ajude a melhorar o mundo”.

“O futuro a gente faz agora”.

J - Qual é o tom da campanha?

Concientização e responsabilidade social.

K. Quais as peças/meios a serem criados/considerados?

Conforme item 02 (dois) deste regulamento.

L. Qual o prazo e o processo de entrega?

Conforme item 02 (dois) deste regulamento.

02. Das Inscrições

I) As inscrições serão individuais ou em duplas, e cada estudante ou dupla, poderá inscrever apenas uma peça e somente em uma das categorias: gráfica (anúncio impresso, outdoor ou cartaz), eletrônica (rádio ou cine/TV) e mídia online (comunicação digital).

II) A peça será considerada inscrita a partir do preenchimento da ficha de inscrição e do envio do material, conforme os critérios estabelecidos no site para cada categoria.

III) Serão aceitas inscrições de peças em todos os idiomas, mas as peças que não forem enviadas finalizadas no idioma inglês deverão ter seus áudios legendados (peças eletrônicas) e seus textos (peças gráficas) acompanhados de anexos com versão para o inglês.

IV) As inscrições deverão ser feitas pelo site www.festivalgramado.com.br de fevereiro a 20 de maio em português, espanhol ou inglês.

V) O prazo para inscrições e envio de peças será impreterivelmente até 20 de maio de 2017.

03. Categorias a serem premiadas em Gramado - RS

a) Anúncio: Criação e finalização de anúncio no formato de página para jornal (261mm x 315 mm) ou revista (formato: 205mm x 285 mm).

b) Cartaz: Criação e finalização de cartaz no formato A4 21cm x 29,7cm.

c) Outdoor: Criação e finalização de outdoor a ser impresso em folha A4, no tamanho 27cm x 09cm.

d) Rádio: Criação e finalização de spot ou jingle publicitário em formato (30” ou 60”).

e) Cine/TV: Filme publicitário para os meios TV, internet, celular ou cinema, em formato (30” ou 60”). O roteiro do filme inscrito deve conter áudio e vídeo separados, com secundagem por cena.

f) Mídia Online: Proposição de uma ideia criativa de marketing digital em PPT para conscientizar as gerações atuais da importância de um “Planeta Sustentável”.

04. Da Premiação

I) A peça premiada por categoria receberá o “Galo de Gramado”, símbolo da comunicação na América Latina e da ALAP.

II) As peças premiadas em segundo e terceiro lugares, em cada categoria (anúncio, cartaz, outdoor, rádio, cine/TV e mídia online), receberão um Certificado de Menção Honrosa da ALAP.

III) No caso da inscrição em dupla, será entregue diploma para cada integrante.

IV) A premiação será entregue durante a realização do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado.

05. Do Julgamento

1ª FaseSeleção dos melhores trabalhos por parte de uma comissão interna indicada pelo Conselho da ALAP.

2ª FaseAvaliação dos trabalhos por um júri composto por renomados profissionais do mercado nacional e internacional, indicados pela ALAP e Comissão Organizadora do Prêmio Universitário Internacional de Gramado, para a escolha dos premiados.

- O julgamento das peças inscritas, conforme item 02 deste regulamento, será online e o Curador (mediador) e o Presidente do Júri, examinarão as notas dos jurados internacionais para a concessão dos prêmios já referidos.

- O Presidente do júri decidirá quando houver empate na votação.

- Das decisões do Júri ou do Curador (coordenador) do Júri não caberá recurso.

06. Disposições Gerais

Os participantes concordam em autorizar o uso de suas imagens, som de voz e nomes em filmes, vídeos, fotos e cartazes, anúncios em jornais e revistas para divulgação de sua participação e/ou contemplação neste Concurso, sem nenhum ônus para a ALAP e seus parceiros;

Todo o material recebido, inclusive os escolhidos como vencedores, não serão devolvidos aos autores após o término deste concurso, sendo que os mesmos cedem gratuita e definitivamente, os direitos autorais patrimoniais, sem limitação de território, tornando-se de posse da ALAP, que poderá utilizá-las como melhor lhe aprouver;

Para todos os efeitos legais, os participantes do presente concurso cultural declaram ser os legítimos autores dos trabalhos inscritos e garantem a sua originalidade, responsabilizando-se e isentando a ALAP de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele, relativa à violação de direitos autorais;

No ato de inscrição, os candidatos autorizarão, de forma expressa, a ALAP e/ou a instituição apoiadora, utilizarem os trabalhos inscritos em divulgação por qualquer veículo de comunicação, impresso ou eletrônico, e as exibam em exposições, seminários, congressos, etc., sem fins comerciais;

A sua inscrição no Prêmio Universitário, não garante o seu ingresso no Festival Mundial de Publicidade de Gramado 2017.

A participação neste concurso implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento;

Porto Alegre, janeiro de 2017.

Associação Latino Americana de Publicidade